Cinema paraense no Cine Líbero Luxardo
A Secult esta promovendo a Mostra Cinema & Memória de Belém com filmes paraenses de hoje (26) até domingo no Cine Lìbero Luxardo, no Centur. As produções fazem parte do acervo do Museu da Imagem e do Som (MIS) e alguns deles foram doados recentemente por seus realizadores. A mostra é em comemoração aos 391 anos da capital paraense e conta com o apoio institucional da Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves (FCPTN), Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-metragistas – Seção Pará (ABDeC – PA) e Associação Paraense de Críticos de Cinema.
Cnfira a programação:
Sexta-feira (26):
'Cine-Notícias' (Jussara Filmes). Diretor: Milton Mendonça'
Sinopse: reúne uma série de reportagens sobre Belém exibidas nas salas de cinema paraenses durante a década de 60. Os filmes foram produzidos por Líbero Luxardo. Um deles faz uma homenagem a Belém de 40 anos atrás.
'Matinta Pereira'. Diretor: Jorge Vidal
Resumo: é uma transposição da lenda amazônica para o universo da periferia de Belém nos dias de hoje. Violência, drogas e conflitos familiares em um vídeo premiado em vários festivais. A produção, de 2004, tem 15 minutos de duração.
'Açaí com Jabá'. Diretor: Alan Rodrigues, Walério Duarte e Marcos Daibes
Resumo: um característico turista do sul duela com um típico caboclo do Norte ao tomar o verdadeiro açaí com jabá. Uma prova de delicadeza, sabedoria, suor e muito estômago, com um final surpreendente. Lançado em 2001, o curta tem 13 minutos de duração.
'Brutos Inocentes'. Diretor: Líbero Luxardo
Resumo:a produção, de 1973, mostra a dura vida dos ribeirinhos na Amazônia e sua luta pela sobrevivência. Um pai e uma filha deficiente sofrem aos desmandos dos atravessadores. Com música de Paulo André e Rui Barata, o filme tem 70 minutos de duração.
Sábado (27):
'Cine-Notícias' (Jussara Filmes). Diretor: Milton Mendonça
'Vila da Barca'. Diretor: Renato Tapajós
'Marajó – Barreira do Mar'. Diretor: Líbero Luxardo
Domingo (28):
'Cine-Notícias' (Jussara Filmes). Diretor: Milton Mendonça'
'Enquanto Chove'. Diretor: Alberto Bitar e Paulo Almeida'
'Invisíveis Prazeres Cotidianos'. Diretor: Jorane Castro
As sessões serão sempre às 18h, no Cine Líbero Luxardo (Centur), com entrada franca.
0 Comments:
Post a Comment
<< Home